segunda-feira, 2 de abril de 2007

Os Jovens, no Corvo, viveram o seu Dia Mundial


No chuvoso começo deste mês de Abril volto à vossa simpática presença, meus queridos e estimados leitores, para continuar a já habitual partilha do Corvino viver.
Com o fim de Março chegaram as merecidas férias da Páscoa, seja para os alunos seja para os 13 professores da EBI Mouzinho da Silveira – e era ver o contentamento espelhado nos seus rostos, quer no aeródromo quer nas ruas da vila.
Mas ao longo da semana que terminou tive ao meu cuidado um simpático trabalho – entreguei aos jovens da Ilha do Corvo o convite para a celebração do 22º Dia Mundial da Juventude, devidamente acompanhado com a Mensagem que o Papa Bento XVI escreveu para comemorar a efeméride. E a grande maioria deles participou activamente na Eucaristia deste Domingo de Ramos – proclamando as leituras, organizando o cortejo de oferendas e animando um jogral intitulado “Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei”.
E embora seja verdade que os jovens estejam arredados da Igreja por diversas razões – posso testemunhar que quando a juventude é incentivada e comprometida em actividades da Comunidade, ela participa com generosidade e com brio. Fica para reflexão de todos nós esta frase que creio ser atribuída ao saudoso Papa João Paulo II: “A Igreja vai ser jovem quando os jovens forem Igreja”.
Por cá, vai crescendo o entusiasmo com a preparação das celebrações da Semana Santa – enquanto na sede dos escuteiros se organizam os materiais para a decoração da Igreja Matriz, na sacristia arranjam-se os ramos de criptoméria que o nosso amigo Aurélio Hilário tinha trazido “de cima”. Entretanto e sob a orientação da D. Aida Andrade procede-se à limpeza e ornamentação da Casa do Espírito Santo – pois é lá que se vai organizar a Procissão dos Ramos.
No início da tarde deste Domingo, a Vila do Corvo como que se vai vestindo de festa para celebrar o começo desta Semana Maior – as pessoas apressam-se a colocar as colchas nas janelas para depois se dirigirem para o Largo do Outeiro – aí, e enquanto se espera pela nossa filarmónica Lira Corvense, vai-se pondo a conversa em dia e comentando os cultivos das terras. Junto à porta do Império estão os nossos Escuteiros todos fardados – eles não quiseram deixar de marcar a sempre simpática presença neste “seu” Dia Mundial da Juventude.
Após a saudação da Banda e dos ritos da Bênção dos Ramos organizamos a Procissão solene em direcção à Igreja Matriz – um cortejo litúrgico muito participado pela população corvina.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia que foi animada pela Juventude do Corvo – no ensaio do Grupo Coral escolhemos e ensaiamos cânticos que se adequassem ao espírito juvenil, para que os jovens vivessem aquela missa como sua.
Ao momento do ofertório, todos pudemos contemplar os símbolos juvenis que foram apresentados ao Senhor: a bola, o computador portátil, o leitor de MP3, e o comando da playstation – enfim, aquelas coisas que vão fazendo parte do dia a dia da “malta nova”.
No fim da Missa teve lugar um jogral que consistiu na leitura da mensagem de Bento XVI para o 22º Dia Mundial da Juventude – 8 jovens escuteiros deram voz à palavra do Papa, que a todos convidava a descobrir o valor e o significado profundo do amor de Cristo. À leitura do documento pontifício acrescentamos um gesto pela paz: cada jovem ofereceu a Jesus um vela acesa – enquanto símbolo da fé e da esperança por um mundo melhor.
O certo é que todos saíram da Igreja mais enriquecidos e mais animados – reunidos para celebrar a Páscoa do Senhor, aprendemos que o Seu amor por nós é o melhor caminho para uma vida feliz.
E por aqui a Semana Santa continua . . . agora as nossas atenções concentram-se no Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus – a origem salvadora da Igreja e único sentido ao seu viver quotidiano . . .

Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: