quinta-feira, 24 de maio de 2007

Ilha do Corvo celebra o Divino Espírito Santo



A Comunidade do Corvo está a celebrar as tradicionais festas em honra do Divino Espírito Santo, uma secular tradição religiosa e cultural que se mantêm bem viva no coração dos corvinos.
A Irmandade do Império, dirigida pelos Mordomos Alfredo Nunes Pimentel e Aida do Nascimento Andrade, preparou um programa festivo que coloca em harmonia as diversas dimensões deste culto: assim e ao longo de toda a semana o Império enche-se de gente para a oração do Terço e para a celebração da Eucaristia – pelo segundo ano consecutivo apresentei à Comissão do Império a proposta de celebrar a Missa no Império durante a semana do Bodo.
Mas o ponto alto das festividades está reservado para o Domingo de Pentecostes – neste dia serão servidas, depois da Missa e da Coroação, sopas do Espírito Santo para toda a população. E para que nada falte ao costumeiro repasto, os homens da Comissão encarregam-se de abater e preparar a carne de vaca, enquanto as senhoras se dedicam à confecção da massa sovada e do típico pão caseiro.
Outros rituais que foram introduzidos nos festejos em honra do Divino Espírito Santo, após a minha chegada ao Corvo, foi o ritual da coroação – todas as famílias que receberam os Símbolos do Paráclito nas suas casas aceitaram participar neste ritual – o qual assume nas ilhas açorianas um carácter quase sacramental, uma vez que se quer invocar para a pessoa coroada e para as famílias as bênçãos e as graças divinas.
A primeira fase da Festa do Espírito Santo no Corvo termina na 2ª Feira, Dia da Região Autónoma dos Açores, com uma Missa Campal celebrada no mítico Largo do Outeiro, em memória dos Mordomos e Irmãos falecidos. Nesta celebração solene contaremos com a presença de todas as crianças e adolescentes da Ilha, uma vez que serão presenteados com uma brindeira típica do Corvo.

Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: