segunda-feira, 21 de maio de 2007

Parabéns Ti Pedro Cepo


No início desta semana dedicada ao Espírito Santo volto à vossa companhia, meus queridos leitores, para prolongar no tempo esta nossa amável patilha de saberes e de amizades.
Os últimos dias foram marcados por alguns acontecimentos relevantes para o viver comum dos cidadãos da Ilha do Corvo.
Na 3ª feira, 15 de Maio, recebemos a ilustre visita do Almirante Melo Gomes, Chefe de Estado-maior da Armada: este ilustre militar veio ao Corvo no âmbito das celebrações do Dia da Marinha, que ocorre em cada ano a 20 de Maio.
Tendo sido recebido na aerogare pelas principais autoridades da Ilha, o Almirante Melo Gomes teve ainda a oportunidade de visitar os Paços do Concelho onde foi recebido pelo Presidente da Câmara em exercício, Óscar Rocha, que lhe entregou uma série de lembranças – e, claro, o nosso Caldeirão: o ex-libris do Corvo.
Penso que esta visita que o mais alto responsável pela Marinha portuguesa fez a todas as ilhas açorianas é de grande importância: porque conheceu a realidade dos meios humanos e técnicos que a Armada tem ao seu serviço na Região Autónoma, ao mesmo tempo que auscultou os responsáveis autárquicos acerca dos desafios que se colocam à salvaguarda ambiental e cultural do património marítimo.
Outro dos acontecimentos que marcou significativamente a vida política da Ilha foi a eleição da nova Presidente da Assembleia Municipal do Corvo, a senhora Aida do Nascimento Andrade.
O acto eleitoral decorreu na reunião extraordinária daquele organismo autárquico, que teve lugar no início da tarde da 5ª feira, 17 de Maio. Aos deputados municipais foram apresentados dois candidatos: Fernando Câmara e Aida Andrade – o resultado do escrutínio determinou a vitória desta última, que irá ocupar o lugar deixado vago por José Maria Mendonça.
Faço votos para que o mandato da senhora Presidente da Assembleia Municipal decorra da melhor forma e que ela procure criar consensos sobre o almejado desenvolvimento para a Ilha do Corvo.
Mas o centro da nossa semana esteve na celebração do 94º Aniversário do “Ti” Pedro Cepo, o mais idoso e mais ilustre dos cidadãos da Ilha do Corvo.
A falta de outras iniciativas a Paróquia decidiu organizar-lhe uma festa comunitária: convidei a Filarmónica Lira Corvense, pedi que fizessem um bolo de aniversário à maneira, comprei duas garrafas de “champagne” e ajudei o Ti Pedro a fazer os convites aos seus numerosos amigos.
A 6ª feira, 18 de Maio, era o grande dia – o senhor Pedro Pimentel Cepo fazia os seus anos: este venerável ancião viveu sempre como amante da música e do canto popular.
Em tempos idos era um dos mais abastados lavradores do Corvo – mas nunca perdia uma oportunidade para tocar o acordeão ou o bandolim; organizar um baile familiar ou participar no ensaio da Banda, visto que foi tocador da Lira Corvense durante 62 anos.
Indiscutivelmente Ti Pedro Cepo é o mais conhecido corvino nos Açores e no Mundo – foi tocar e cantar à América, à Espanha, à Expo98 em Lisboa e nas diversas Ilhas açorianas. Tanto empenho pela arte da música mereceu o mais elevado reconhecimento público: a 10 de Junho de 2005 o então Presidente da República, Jorge Sampaio, condecorou-o com a Ordem de Mérito no grau de Oficial.
Todavia não posso deixar de lamentar que o Corvo, o berço e alma do Ti Pedro Cepo, não tenha ainda reconhecido o seu valor cultural e simbólico: ele que ensaiou a Lira Corvense durante vários anos, sendo o responsável pela educação musical da maioria dos actuais tocadores da Filarmónica.
Ouso por isso fazer um apelo ás nossas entidades autárquicas: ofereçam o nome do Ti Pedro Cepo à toponímica corvina – dêem o nome do nosso cantador popular à actual Rua da Fonte. As homenagens fazem-se durante a vida das pessoas ilustres!!!
No fim-de-semana o Tio Pedro voltou a ser notícia na comunicação social açoriana: todos foram unânimes em reconhecer o seu mérito pessoal, bem como a sua capacidade de ser embaixador da identidade corvina.
Ao terminar a minha crónica, quero brindar ao Ti Pedro Cepo, desejado-lhe as maiores felicidades e ad multos . . .

Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: