segunda-feira, 12 de março de 2007

No Corvo a história fez-se magia: “Era uma vez…”


Em mais uma semana que começa renova-se a minha alegria por estar na vossa companhia, meus queridos leitores, porque em cada um de vós encontro um eco às notícias e às histórias que vou contando nesta habitual crónica do Corvo.
Na 2ª feira dia 5 de Março, teve início um curso de formação para contadores de histórias, ministrado pela Dr.ª Mafalda Milhões, uma transmontana de gema que contagia a todos com a sua enorme capacidade para contar histórias.
A actividade pretendeu abranger as crianças da creche e jardim-de-infância Planeta Azul bem como todos os alunos da EBI Mouzinho da Silveira – entregando aos mais novos o legado do património cultural e linguístico que se insere na arte de contar histórias. Numa segunda fase, participaram no curso seis formandas, dedicadas na sua maioria à tarefa educativa e ao trabalho bibliotecário.
Segundo Mafalda Milhões esta iniciativa, organizada sob a égide da Direcção Regional da Cultura, pretende cultivar o gosto pelo conhecimento das histórias e contos populares, para que assim a herança comum se perpetue junto dos gostos e das atitudes das novas gerações.
E não posso deixar de me congratular com esta iniciativa que chegou até ao Corvo. Já tenho, por várias vezes, manifestado a minha opinião sobre a importância de preservar as tradições que moldam a identidade cultural e afectiva do nosso povo. Nunca será de mais recordar que um povo sem memória é semelhante a uma árvore que não tem raízes.
Digna de registo para a posteridade, foi a representação corvina no Congresso das autarquias dos Açores, da Madeira e das Canárias, que decorreu na Ilha da Madeira entre 7 e 9 de Março. Fernando Pimentel; presidente da Câmara Municipal e Aida Andrade, deputada da Assembleia Municipal deslocaram-se à “Pérola do Atlântico” para participar naquele de projecto de cooperação e diálogo, em defesa dos interesses comuns tendo em conta o progresso local e o bem-estar das populações.
Este Domingo III da Quaresma foi dia de festa para a Comunidade cristã do Corvo pois celebramos a consagração dos bebés e das crianças com menos de 6 anos. De realçar a participação da maioria das crianças, bem como dos seus pais, padrinhos, avós e de grande número de amigos.
Durante a Missa celebrada às 11h 30 as mães das crianças ofereceram a Nossa Senhora dos Milagres, como sinal da consagração dos seus meninos (as) uma roupa ou um brinquedo, que agora serão enviados às crianças do Centro de Apoio à Vida NAS(C)ER, orientado pela Cáritas da Diocese da Guarda.
Posso partilhar convosco, meus simpáticos leitores, que foi uma das mais belas e ternurentas celebrações que a Paróquia viveu ao longo deste Ano Pastoral – era contagiante a alegria das crianças que não tinham medo de estar na Igreja; os pais participaram no ofertório levando ao altar o brinquedo preferido dos seus filhos; e no fim da missa as crianças quiseram fazer uma surpresa aos seus pais e amigos – cantaram um cântico que tínhamos ensaiado na creche, ao longo da semana.
E hoje, 12 de Março, todos esperamos que se concluam os 40 dias chuvosos que tiveram inicio a 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor – segundo uma antiga e rigorosa tradição dizia-se no Corvo que se chovesse no dia da Senhora das Candeias, os 40 dias a seguir a esta data seriam molhados. E este ano foi assim no Corvo, a chuva tem sido abundante e teima em não nos deixar – mas a nossa alegria é que os 40 dias de inverno terminam hoje e a nossa esperança é que a primavera chegue com a sua frescura e beleza.
Por agora não tenho mais novidades. . . e ao deixar a vossa companhia vou dedicar-me à preparação da próxima festa que terá lugar a 19 de Março . . .

Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: