segunda-feira, 19 de março de 2007

Os corvinos celebram o DIA DO PAI



Cá estou eu de novo, junto dos meus queridos leitores, para a já habitual crónica da Ilha do Corvo que já vai na sua 30ª publicação.
A semana que terminou foi marcada pela serenidade dos dias e pela falta de acontecimentos dignos de registo – mas como já criei convosco laços de presença e de amizade, decidi escrever esta crónica mesmo sem ter muitas novidades para partilhar. Também nas nossas casas e nas freguesias onde habitamos, a vida continua a transcorrer mesmo nos dias mais comuns.
Mas gostaria de aproveitar este espaço de comunicação, para partilhar convosco algumas reflexões sobre a grande celebração que marca o momento presente – o Dia do Pai.
É certo que o comércio e toda a mentalidade consumista do nosso tempo transformaram esta data em mais um negócio – com o risco de reduzir a um presente mais ou menos caro, os melhores e mais puros sentimentos que devem mediar as relações entre pais e filhos.
Celebrar o Dia do Pai deve ser visto, em primeiro lugar, como uma renovada oportunidade para AGRADECERMOS o dom da vida que o amor do nosso pai e da nossa mãe transmitiram a cada um de nós – saber dizer ao pai “muito obrigado porque me comunicaste a vida” é devolver ao Homem e à mulher a dignidade original e tomar consciência que toda a vida humana começa com uma atitude de amor e de coragem.
Mas esta acção de graças não se pode circunscrever ao momento do nascimento – estamos agradecidos pelos esforços que os nossos pais fizeram por dar aos seus filhos a melhor educação, trazendo a fartura para cima da mesa e orientando as novas gerações nos verdadeiros valores, que a conduzirão a um mundo com mais paz, amor e liberdade.
Dizemos “muito obrigado, pai” – pelos dias em que chegaste cansado a casa, pelas vezes em que te limpamos o suor do rosto e pelas ocasiões em que nos levaste à escola em dias de chuva ou à urgência do Centro de Saúde, quando a gripe ia marcando os dias de inverno.
Celebrar este Dia do Pai como a FESTA DA GRATIDÃO é tomar consciência que o amor constrói-se com gestos que apesar de serem pequenos, estão carregados de vida e de amor. E apesar de sabermos que nenhum pai é perfeito, e até porque somos capazes de apontar uma lista de defeitos e incompreensões ao nosso pai – não podemos deixar de lhe agradecer e de o amar, porque também os filhos ideais estão longe do nosso viver quotidiano.
Ao unirmos a celebração do Dia do Pai à grande Festa de São José, o esposo da Virgem Maria e pai adoptivo de Jesus, deparamo-nos com um modelo a seguir, um exemplo a imitar. José tido para Bíblia como a imagem do “Homem Justo”, ao assumir a paternidade do Filho de Deus dedica-Lhe todos os cuidados e todo amor; ensina-O a trabalhar na sua oficina de carpinteiro, transmite a Jesus os verdadeiros valores que sempre guiaram o viver do Seu povo e educa o Filho no mais singelo e puro amor a Deus Pai.
São José é apresentado pela Igreja como modelo e protector de todos os pais, porque na sua missão paternal ele cuidou de Jesus, acarinhou-O, acompanhou de perto as crises da Sua adolescência, repreendeu as traquinices e as teimosias próprias da idade e transmitiu-lhe com o seu exemplo de Homem de fé, que a maior alegria que se pode ter nesta vida é amar a Deus com um coração puro e respeitar o próximo com sincera caridade.
Como vemos e passados que são 2000 anos, a missão de cada pai continua a ser parecida com a tarefa educativa de São José – providenciar aos filhos o necessário para o seu crescimento em “estatura e graça” e a educação compreensiva nos valores que ajudam a formar a verdadeira humanidade.
E nesta 2ª feira, Dia do Pai, as crianças e os adolescentes da Catequese Paroquial vão reunir-se com os seus pais às 20 horas na Matriz do Corvo, para lhes demonstrarem todo o seu amor e carinho, e num gesto tão simples quanto afectivo dizerem: “Meu querido Pai, muito obrigado”. . .
Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Um comentário:

Mike Maciel disse...

Venho por este meio notifica-lo de que o seu blog, faz agora parte da lista de blogs, agregados na - BlogBoard dos Açores

http://www.blog9ilhas.com

Mike Maciel
Admin da Blog9Ilhas.com