segunda-feira, 4 de junho de 2007

Conferência sobre o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades


Nesta primeira semana de Junho tenho o renovado prazer de voltar à vossa companhia, meus queridos e estimados leitores. Espero que o fim-de-semana tenha corrido da melhor maneira para cada um de vós: bem aproveitado para o salutar descanso e para o convívio familiar e com os Amigos.
Aqui no Corvo a vida vai correndo ao ritmo calmo e sereno do nosso viver!!! Na escola, os alunos inquietos, anseiam o fim das aulas e o início das férias de verão, enquanto os professores já fazem planos para a época estival – mas o certo é que as aulas se prolongam até ao dia 29 de Junho e, até lá, ainda há muito que estudar e aprender.
Depois das grandes festas em honra do Divino Espírito Santo, que decorreram no passado fim-de-semana, havia que lavar as loiças e os tachos das Sopas, arrumar o ginásio da Escola e sobretudo descansar e recuperar energias. Mas apesar de todo o cansaço, era visível a satisfação, e o sentido de dever cumprido, nos rostos dos membros da Irmandade – “em mais um ano fizemos as Festas do Espírito Santo: correu tudo bem e para o ano há mais!!!”.
A semana que passou, ficou marcada pela celebração do Dia Mundial da Criança este ano assombrada pelo polémico e triste desaparecimento da menina Madeleine McCann – todavia a oportunidade foi aproveitada para reflectir sobre os direitos e a dignidade das crianças, ao mesmo tempo que as autarquias e demais instituições organizavam festas e brincadeiras para celebrar os mais pequenos.
E na Ilha do Corvo não passamos à margem das celebrações – numa iniciativa digna de registo a Câmara Municipal uniu-se em parceria à empresa Castanheira e Soares para organizar uma festa aberta às 52 crianças corvinas.
O centro de convívio da Santa Casa encheu-se de gente nova: houve balões, muita alegria e animação; uns improvisados toques de bola e, claro, um saboroso lanche. Era notória a alegria das crianças em festa – em cada um dos seus sorrisos está a esperança da Humanidade e o reflexo límpido da santidade de Deus.
Mas esta 6ª feira, primeiro dia do mês de Junho, também ficou marcada no Corvo pela realização da conferência alusiva ao tema: 2007 – Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos: uma iniciativa da União Europeia com a qual se pretende reflectir e trabalhar sobre a inclusão de todos os habitantes no projecto europeu, independente das suas opções pessoais, da sua origem étnica e religiosa e da situação de saúde em que se encontram.
A iniciativa partiu do euro deputado Dr. Paulo Casaca que trouxe ao Corvo a Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, Dr.ª Elza Pais. A ilustre palestrante colocou em evidência algumas situações concretas que a sociedade pode não respeitar a liberdade de cada pessoa e a sua inclusão nos projectos comunitários – as diferenças de sexo, raça, etnia e religião devem ser alguns dos factores para a inserção social.
Esta conferência, inserida numa reunião da Assembleia Municipal, serviu para despertar nos responsáveis das instituições da Ilha e na população em geral o interesse pela inclusão social.
Não podemos esquecer que no momento presente o Corvo serve de “pátria” a uma população flutuante composta por 80 pessoas, visto que estão a residir na mais pequena Ilha dos Açores pessoas oriundas de várias zonas do continente, do Brasil, da Guiné-bissau, de Cabo Verde, de São Tomé e Príncipe, Ucrânia, Bielorrússia, Croácia, entre outros países…
Importa que estejamos atentos às suas necessidades e direitos fundamentais, para que todos estes Irmãos e Irmãs se sintam bem na Ilha que os acolhe e possam concretizar junto de nós os seus projectos de vida e de felicidade.
E por hoje fico por aqui!!! Na próxima semana volto para vos dar conta das novidades do Corvo, sobretudo aquelas que se prendem com a Festa do Corpo de Deus que celebrada nesta 5º feira . . .


Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: