domingo, 21 de janeiro de 2007

19º Aniversário dos Bombeiros Voluntários - 29 de Setembro de 2006


Como ficou prometido, cá estamos de novo para trazer à vossa presença, os pequenos factos e os grandes acontecimentos que vão marcando o nosso viver Corvino.
E se a Escola já está em pleno funcionamento, com os alunos habituados aos novos horários e os professores a integrarem-se na Comunidade, chegou a hora da Paróquia preparar nas mais diversas valências o novo Ano Pastoral, que coincide com a abertura solene da Catequese Paroquial.
Na quarta-feira, dia 27 de Setembro teve lugar a reunião do Conselho Pastoral, na qual se avaliou o trabalho desenvolvido nos últimos 5 meses, nas três áreas de acção Pastoral: profética, litúrgica e sócio – caritativa. Na mesma ocasião foi apresentado o calendário da Comunidade cristã para o derradeiro trimestre de 2006, tendo em conta as orientações do Plano Pastoral da Diocese e o ritmo de vida da Igreja no Corvo. Estão previstas algumas iniciativas originais como seja a campanha do mês do Rosário e a Missa de Santa Cecília, padroeira dos Músicos . . . o nosso objectivo principal é procurar que a vida celebrativa da Comunidade tenha reflexos positivos na vida da sociedade civil, nas famílias e nas instituições.
Neste Domingo, primeiro dia do mês de Outubro, a Matriz ficou repleta com a presença dos 34 alunos, dos 10 catequistas, dos familiares e da Comunidade, que vieram inaugurar mais um ano de Catequese. Na Missa solene animada pelo Grupo Coral, os Catequistas fizeram o seu compromisso em colaborar na missão evangelizadora da Igreja e, como o Bom Pastor reúne o seu rebanho, lá iam chamando um a um, os alunos que a Igreja confiava aos seus cuidados pastorais. Acabada a celebração, um farto lanche no salão paroquial juntou todos, num alegre convívio.
Não posso deixar de salientar a centralidade da Catequese na vida duma Comunidade cristã. Nela procura-se cumprir o mandato de Jesus Ressuscitado aos Apóstolos “Ide por todo o mundo, anunciai o Evangelho a todos os povos e fazei discípulos em todas as nações”. E aqui, neste pequeno torrão de terra lançado no Atlântico, vivemos com imensa alegria este início das actividades da Catequese, uma vez que nos sentimos enviados pelo Ressuscitado e comprometidos com a Sua Missão salvadora.
Mas a semana também foi de festa no Corvo, porque se assinalou o 19 º aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários, fundada a 29 de Setembro de 1987, por iniciativa do médico que trabalha na Ilha, Dr. João David Cardigos dos Reis. A celebração teve como pontos altos: a Eucaristia solene na Matriz da Vila em sufrágio dos sócios falecidos e um jantar que reuniu na sede social, para além dos Bombeiros e dos membros dos órgãos da associação, os sócios, os familiares dos Soldados da Paz e alguns convidados.
Esta importante instituição do Corvo integra 26 Bombeiros, embora 4 deles estejam fora da Ilha por motivo de estudos, sob a atenta orientação do Comandante Óscar Rocha. Por seu lado a direcção da Associação presidida pela D. Aida Nascimento Andrade é composta por 7 pessoas, na sua maioria jovens.
No que respeita aos meios técnicos e patrimoniais, estão ao serviço dos Bombeiros duas “residências”: a sede social, sita à Avenida Nova a funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal, aqui funciona um bar e o salão de festas; e o quartel, um edifício inaugurado em 1996 que está integrado no complexo do aeródromo do Corvo. Têm ainda 5 viaturas e esperam receber em breve, uma ambulância e um barco de socorro a náufragos.
O historial dos Bombeiros ficou heroicamente enriquecido com a operação de salvamento aos tripulantes da embarcação de pesca palangreiro “Lândana”, que encalhou junto à costa nordeste do Corvo a 23 de Maio de 1993. Após as intervenções frustradas da Força Aérea e da Marinha, devido às más condições do vento e do mar, foram os Bombeiros que resgataram os marinheiros, recorrendo ao auxílio de uma sesta no sistema “vai – vem”, ao longo da perigosa falésia.
Com estes gestos de humano heroísmo ou com a persistência em servir a instituição e a Ilha na pacatez serena do dia-a-dia, damos agradecidos os parabéns aos nossos Bombeiros e esperamos contar com eles nos momentos fáceis e mais complicados do nosso comum viver.
E por agora basta . . . para a semana vou dar-vos conta da visita que o Governo Regional vai fazer a esta Ilha, nos dias 4 e 5 de Outubro . . .


Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: