E é mesmo assim! O ambiente da quadra natalícia que se aproxima vai contagiando cada um dos habitantes do Corvo.
Do alto do Maranhão vamos contemplando, noite após noite, um número crescente de moradias que se iluminam, indicando que as famílias se vão preparando para a celebração da grande festa que é o Natal.
Mas como referi na crónica da semana passada, o Corvo viveu a grande solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora que foi presidida pelo Pe. Dr. Teodoro Medeiros – sacerdote natural dos Arrifes em S. Miguel e que actualmente é pároco na pitoresca freguesia de São Mateus da Calheta, na Ilha Terceira.
E uma vez que é licenciado em Sagrada Escritura, o Pe. Teodoro aproveitou a sua estada no Corvo para ministrar formação bíblica às nossas Catequistas e a toda a Comunidade, que se reunia para celebrar a Imaculada.
Na 4ª feira, o dia em que chegou o meu ilustre hóspede, o princípio da tarde foi marcado por um invulgar movimento de pessoas no centro da Vila. Eram os professores, os alunos e seus familiares que se dirigiam para o ginásio da EBI Mouzinho da Silveira, onde iria decorrer a Festa de Natal da Escola.
Num ambiente muito animado foi-se vivendo aquele espectáculo num misto de dança, música e teatro – os pais e demais familiares contemplavam extasiados os seus meninos, enquanto os professores davam por bem empregue o investimento feito no já tradicional evento. Entretanto algumas das turmas do estabelecimento de ensino colocavam à disposição dos participantes saborosas sobremesas e convidavam á sorte nas rifas. O objectivo destes gestos era angariar alguns fundos para os projectos escolares que implicam uma deslocação fora da Ilha.
Todavia a semana de trabalho via-se encurtada em virtude do feriado nacional, que teve lugar na sexta-feira 8 de Dezembro. E este dia foi de grande festa por estes lados.
Durante todo o dia a Igreja Matriz foi um espaço privilegiado de peregrinação – à Festa da Imaculada Conceição reuniu-se a celebração do Dia Eucarístico mensal. E diante do Senhor Jesus as pessoas foram dirigindo uma constante prece por elas próprias, pelos seus, pela Igreja e pela Comunidade humana.
À Missa da Festa seguiu-se um saboroso lanche e convívio no salão paroquial organizado pelo movimento do Oratório do Imaculado Coração de Maria. Este grupo de cristãos coordena a visita mensal dos 3 oratórios da Virgem a quase todas as famílias da Ilha. Os festejos serviram para celebrar mais um aniversário desta forma de apostolado familiar.
Mas o dia da Senhora da Conceição reservava para o fim da tarde uma agradável surpresa – foi inaugurada a iluminação de Natal no centro da Vila do Corvo. As principais artérias do único povoado da Ilha estão devidamente decoradas com motivos alusivos à época natalícia. De entre os espaços engalanados damos um merecido destaque à Rua do Jogo da Bola, ao Largo do Ribeirão com a original árvore de Natal e claro, a fachada da Igreja Matriz onde se encontra o iluminado Presépio.
É o espírito do Natal que vai povoando o ambiente e abrindo os corações à festa e a partilha, à alegria familiar e à solidariedade com quem mais precisa.
Ainda nesta 6ª feira, os professores da nossa Escola reuniram-se à mesa do restaurante “Caldeirão” para o seu jantar de Natal. É um bonito sinal de companheirismo e fraternidade daqueles e daquelas que se vêem unidos pela profissão e “retidos” no Corvo por largos espaços de tempo.
E por agora tenho dito!!! Para a semana vou partilhar com os meus queridos e simpáticos leitores e leitoras, a campanha de solidariedade cristã que nos vai ajudar a viver o Natal, animados pelo Espírito de Jesus, o Salvador que Deus nos envia . . .
Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo
padrecorvo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário