sábado, 20 de janeiro de 2007

Crónica corvina 4 - 1 de Agosto de 2006


. . . DA ILHA DO CORVO

Família em Festa


Tendo eu deixado a Igreja do Corvo aos zelosos cuidados do Bispo D. Manuel Martins, viajei até à Ilha de São Miguel para passar uma semana de férias. Com esta minha deslocação à Ilha mãe, respondi a dois pedidos de serviço que me foram solicitados há já algum tempo: fui a testemunha qualificada da Igreja num casamento celebrado na minha freguesia natal, Ponta Garça; e preguei a Festa em honra do Santíssimo Sacramento na freguesia da Maia, situada na costa norte da Ilha do Arcanjo.
Saciadas as saudades e revistos todos os amigos e os familiares mais queridos, lá regressei ao nosso Corvo para mais uma temporada ao serviço da Comunidade. Todavia na no aeroporto da Horta ainda tive tempo de dar um agradecido abraço de despedida ao D. Manuel Martins, que naquela quarta-feira também voltava do Corvo, rumo à cidade do Porto. Não posso deixar de agradecer publicamente a este grande Homem da Igreja e da sociedade portuguesa, por ter acedido ao convite para fazer do Corvo a sua casa, durante 10 dias.
E o relógio lá marcava as 13h 30 quando embarquei no dornier, acompanhado pelo Padre Paulo Silva, que veio ao Corvo para descansar uns dias e pregar a Festa em honra da Sagrada Família de Nazaré. O Pe. Paulo é natural da Ilha do Faial e foi ordenado sacerdote a 25 de Junho, na Matriz da Horta. Ele irá desenvolver a sua actividade pastoral em três paróquia da Ilha do Pico.
Chegado a casa, fui visitar a minha gente e apresentar a Ilha ao meu hóspede. Debruçando-me no balcão de atendimento da Câmara Municipal, saudei alegremente os funcionários, mas reparei que havia um movimento pouco habitual naquele pacato escritório. Vim a saber, que a inspecção tinha vindo averiguar a situação em que se encontra o Município. Estão cá desde o dia 24 de Julho, dois inspectores da Inspecção Administrativa Regional e o seu trabalho prolonga-se até 2 de Agosto.
Por aqui a vida é também marcada por alguns dissabores. Na noite de quinta para sexta-feira, assaltaram o bar da Associação dos Bombeiros Voluntários. Os larápios levaram dinheiro da caixa registradora e das caixas de jogos da Santa Casa, mas o que deixou uma marca mais negativa, foi que a população corvina vai sentindo que está a perder uma das suas características mais genuínas: a segurança e o à-vontade que marcam os dias nesta pequena Ilha.
Na sexta-feira, dia 28 de Julho, lá íamos a passear pela Vila, quando alguém me pergunta: o senhor padre não vai a festa da creche?! Não sabia do que se tratava, mas passei por lá e constatei que as 21 crianças daquele estabelecimento pré-escolar preparam uma Festa de Finalistas aos 7 companheiros que no próximo ano lectivo vão para o 1º Ano do Ensino básico. Os pais babados, não faltaram e juntamente com os outros espectadores assistiram atentos ao programa das festas, composto por canções, poemas e uma peça de teatro intitulada “A Ratinha Asseada”, que tinha como tema os cuidados básicos da higiene.
Este evento coordenado pela nossa Educadora de Infância, Dr.ª Sónia Rodrigues, culminou com a entrega dos Diplomas aos nossos Finalistas, que também levaram como recordação um livro com os trabalhos que eles realizaram durante o ano que agora terminou.
Mas o fim-de-semana foi de Festa no Corvo uma vez que se celebrou a Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Organizados por uma comissão composta exclusivamente por mulheres, os festejos proporcionaram aos corvinos momentos de convívio e lazer, animados pela saborosa ementa da tasca e pela música do conjunto Banda Mais Além, vindo da Ilha Terceira.
A Festa teve também uma dimensão religiosa, caracterizada pela Eucaristia Solene na Matriz e pela Procissão da Sagrada Família que percorreu as principais artérias da Vila. Registe-se que na Missa da Festa foi baptizado um menino, a quem os pais deram o nome de Martim Filipe. Mais um membro que a Família Corvina acolhe e a Igreja recebe em nome de Deus.
E de novidades é tudo. . . para a semana cá estaremos a comentar uma inauguração que vai decorrer na sexta-feira, dia 4 de Agosto . . .


Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo


padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: