segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

FESTA DE NATAL DOS IDOSOS


Cá estou de novo, na vossa simpática presença, continuando a partilhar os alegres preparativos para a grande festa que é o Natal.
Na 5ª feira, dia 14 de Dezembro, teve lugar a festa de Natal organizada pelas crianças e pelas educadoras da creche e jardim-de-infância Planeta Azul. Às 15h 30 a sala encontrava-se repleta de pais embevecidos bem como de familiares curiosos, que vinham ver aquele autêntico presépio vivo, formado pelas 20 crianças.
Do programa festivo constou canções de Natal que eram intercaladas pela declamação de pequenos poemas e votos de um Feliz Natal, culminando com a representação teatral do nascimento do Menino Jesus. No fim e entre as palmas e os sorrisos, lá apareceu o Pai Natal que a todos trouxe a magia e alguns presentes. E se há coisas no mundo que não tem preço, uma delas é o sorriso inocente e a alegria das crianças.
O dia seguinte, 6ª feira, foi marcado por um movimento extraordinário no aeródromo da Ilha – começavam as queridas férias do Natal. Era ver a alegria estampada no rosto dos professores que iam passar o Natal junto das suas familias. Por seu lado, os familiares dos estudantes olhavam fixo as janelas do pequeno dornier para vislumbrarem a presença dos seus filhos, irmãos, ou até netos que regressavam ao “lar doce lar” para viverem em grande a Festa da Família.
Ao chegarem a casa e depois dos saudosos abraços, as mães lá serviam a refeição preferida dos seus meninos e, ao serão, as famílias atentas, escutavam as aventuras e os projectos dos estudantes que completam a sua formação fora da “Ilha Mãe”. A todos eles desejo umas férias tanto reconfortantes quanto felizes.
No sábado foi a vez da Catequese viver a sua festa de Natal. O relógio marcava as 15 horas, quando os alunos e os catequistas se reuniam na Igreja Matriz para a celebração penitencial de Advento. E era ver as crianças, os jovens e as catequistas irem queimar os seus pecados no fogo que brotava do círio pascal – a luz de Cristo Ressuscitado que a todos perdoa e purifica. Feito este gesto profético cada um por sua vez, aproximava-se do sacerdote e recebia a absolvição.
A celebração concluiu com a oração do pai-nosso que foi cantado por todos e com a distribuição da Sagrada Comunhão – para que manifestasse a união de todos no único Corpo de Cristo que é a Igreja. Seguiu-se um animado lanche convívio no salão paroquial, ao qual se juntou um Pai Natal improvisado para a todos distribuir uns mimos natalícios.
Mas a grande Festa estava reservada para este Domingo – porque os Idosos da nossa Ilha iam reunir-se para a sua celebração de Natal. Numa organização conjunta entre a Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres e a Santa Casa da Misericórdia dos Corvo, esta festa procurou expressar os sentimentos de solidariedade cristã e de proximidade com os mais frágeis da sociedade corvina.
Quando o sino da Matriz batia as 11h 30 deu-se início à solene Eucaristia, que foi animada pelos Irmãos mais avançados na Escola da Vida. Todos os ministérios na celebração foram desempenhados pelos Idosos – o casal Luís e Nélia Fraga foram os meus acólitos; a introdução à Missa e a oração final foram lidas pela senhora Manuela Nunes; proclamaram as leituras, a senhora Judite Mendes, o senhor Luís Fraga e a senhora Maria Aurora Rocha.
Apesar do tempo invernoso que se fazia sentir, a igreja encheu-se de gente que não quis faltar à Festa dos Idosos. No ofertório um grupo de veneráveis anciãos trouxe ao altar os símbolos desta bonita e nobre Idade: o pão e o vinho – senhora Hermínia Alferes e senhor Pedro Alves; Rosário – senhora Maria do Nascimento, a mulher mais idosa do Corvo com 90 primaveras; a Bíblia – senhora Alice Sousa; a Bengala – senhora Maria Mendonça; os Medicamentos – senhor José Mendonça, a Almofada – senhora Aurora Pimentel; os livros – senhora Ana do Nascimento;
Todos participaram com uma imensa alegria e sem respeitos humanos demonstrando a sua vitalidade e dando provas do empenho que, apesar da idade, ainda depositam na vida.
Depois da Missa todos se dirigiram para o lar de Idosos da Santa Casa onde foi servido um saboroso almoço. A tarde continuou com um belo convívio onde não faltou a música de Natal e umas entrevistas para a RTP – Açores.
E neste alegre ambiente desejo a todos os meus leitores um Feliz Natal cheio de vida e de amor . . .


Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: