sábado, 20 de janeiro de 2007

Projecto INFORMAR AÇORES


. . . DA ILHA DO CORVO


Cá estou eu, de novo na vossa presença, para partilhar as vivências das gentes do Corvo, nestes dias que antecedem o início das grandes festividades em honra da nossa Padroeira, Nossa Senhora dos Milagres.
E vou começar por dar conta de uma actividade muito interessante, que decorreu no fim-de-semana de 29 e 30 de Julho: a NAUTICORVO levou a cabo uma operação de limpeza do fundo do mar, realizada na zona do Porto da Casa. Esta empresa Corvina ligada às actividades de mergulho, bem como ao transporte passageiros em barco semi rígido entre as Flores e o Corvo, e ao longo da costa da Ilha, contou com a preciosa ajuda de um grupo de turistas que tinha vindo à Ilha, para se deliciarem com a beleza intacta do fundo do mar do Corvo.
É de facto louvável o interesse destes corvinos pelo património natural da sua terra. Fica demonstrado que as preocupações ecológicas e ambientalistas são também uma realidade das pequenas comunidades, como é o caso da do Corvo.
E porque é verão, fui dar um passeio até à praia da Areia e constatei que um grupo de crianças estava a participar no programa INTER ILHAS que é promovido pela Secretaria Regional dos Assuntos Sociais. Na Ilha, o sub projecto “ondinha prevenida, verão divertido” está a envolver 11 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, sob o olhar atento dos monitores Sónia Rodrigues e Tiago Pereira. Muitas brincadeiras, jogos educativos e um bom ambiente são os companheiros de viagem destes jovens banhistas entre 31 de Julho e 4 de Agosto.
De entre os inúmeros visitantes que neste verão têm chegado ao Corvo, destaca-se um grupo de 8 escuteiros franceses, que estiveram aqui nos dias 1, 2 e 3 de Agosto. Vindos de Besançon, os jovens acamparam no parque de campismo da Areia e na companhia dos seus colegas do Agrupamento 1181 do Corpo Nacional de Escutas, visitaram a Ilha e desceram, a pé, à lagoa do Caldeirão. A passagem pelo Corvo insere-se numa expedição ao Arquipélago dos Açores, para contactar com a natureza, privilegiar as caminhadas e partilhar experiências com o Escutismo regional.
Mas a semana no Corvo foi marcada pela inauguração do Projecto INFORMAR – AÇORES, uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres, que pretende colocar à disposição da população, os jornais e as revistas que se publicam nos Açores. Para que tal fosse possível pedimos a cada jornal ou revista uma assinatura gratuita, o que nos foi concedido por toda a imprensa que foi contactada.
Ainda fazem parte do Projecto uma participação semanal do Corvo no programa da RDP Açores /Antena 1, transmitida em directo às 2ªs Feiras às 10h 45; e uma coluna semanal no jornal on-line AZORES DIGITAL.COM.
Também vamos celebrar um protocolo com os CTT – Correios de Portugal, para a criação de um espaço na estação de Correios da Vila, onde os jornais e revistas possam ser lidos pelas pessoas. A assinatura do texto protocolar entre o Pároco do Corvo e o Director Regional dos Correios, estava agendada para a sexta-feira 4 de Agosto, não se realizando devido ao cancelamento da visita do Dr. António Ventura à Ilha devido às más condições do estado do mar. Segundo os contactos entre as duas entidades, a cerimónia ficou marcada para daqui a 15 dias.
Mas de qualquer forma, o Projecto já está em funcionamento e qualquer corvino tem agora acesso à maioria das publicações, vindas das Ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico, Faial e Flores. E a Igreja tem muito gosto em dar este contributo à formação cultural e social das nossas gentes, uma vez que a partir de agora, os habitantes do Corvo vêem cumprido, de uma forma mais eficaz, o direito inalienável ao acesso à informação e aos meios de comunicação social.
Por outro lado, o INFORMAR – AÇORES é uma permuta, porque a Paróquia compromete-se a enviar aos seus parceiros as novidades e a história, as tradições e as notícias que marcam o quotidiano Corvino. Numa palavra aproximamos os Açores da sua mais pequena Irmã e levamos o viver local ao conhecimento de todos os açorianos.
E, como dizia no início, estamos na Festa de Nossa Senhora!!! Na próxima coluna semanal vou dar conta aos meus leitores, do programa das festividades e de outras novas que pelo Corvo aconteçam . . .


Pe. Alexandre Medeiros
Pároco do Corvo

padrecorvo@gmail.com

Nenhum comentário: